Restauração da Paisagem

1
Em Portugal a paisagem rural oferece uma extraordinária riqueza e diversidade. Esta diversidade deve-se a uma enorme variedade de condições naturais que foram sendo aproveitadas e adaptadas pela acção humana, esbatendo certos contrastes no território e realçando outros, e resultando na actualidade num mosaíco culturial de extrema diversidade.
Com o aumento da pressão urbana parte dos valores intrínsecos à paisagem rural foram desvanecendo, havendo a necessidade de recuperar esses limites de transição entre o mundo rural e o mundo urbano. É nesta esfera que vimos também interferir na manutenção e restauração da paisagem rural.

De acordo com o nosso modelo de gestão de zonas urbanas, uma vez presentes, as cabras permitem também a minimização do impacto paisagístico criado pela presença de zonas urbanas próximo às zonas florestais/rurais e aumentam a actratividade da paisagem devido à presença dos animais, os quais, regra geral, têm bastante receptividade perante o público, transformando-se num elementos construtivos da multifuncionalidade da paisagem, porque dela cada vez mais se esperam várias funções: produção, preservação de recursos naturais, conservação da natureza, manutenção da identidade e património cultural, recreio e turismo e qualidade de vida.